quarta-feira, 27 de junho de 2012

Iberê Camargo em Smith

O processo da confecção da maquete em Smith foi iniciado na semana atual, 27 de junho de 2012. Portanto, está em sua fase inicial com somente a fachada frontal colada na superfície de baixo.

 1. Fachada frontal

2. Fachada frontal vista internamente

Atelier e Café

Atelier & Café: a partir da planta baixa fornecida pelas professoras e de alguns desenhos do monitor, confeccionamos essa maquete que busca representar o atelier e o café da obra do arquiteto Álvaro Siza, o Iberê Camargo.  A maquete foi feita em papel smith. Portanto, já está no material final. Alguns alunos preferiram, assim como foi feito na edificação principal, fazer um protótipo em papel hurley antes. 
 1. Percebe-se a presença de um balanço
2. Vista superior da maquete
3. Detalhe para garantir o 1mm na parte superior


Protótipo Iberê Camargo Hurley

Protótipo do Iberê Camargo em papel hurley. Esse exercício tinha como objetivo um contato com a forma e volumetria da edificação antes de fazermos a maquete final em papel smith. Além disso, percebemos muitos equívocos ao longo da colagem, como alterar a posição de alguma peça. Outro aspecto interessante foi que por conhecer as peças e suas posições poderemos fazer algumas junções na próxima etapa. 
 1. Vista geral do protótipo
 2. Detalhe na parte posterior da edificação representado na maquete
3. Vista posterior e lateral direita

Curvas de Nível

Curvas de nível representam a topografia do terreno e, nesse caso, o material escolhido foi lâmina de papelão (55cm x 55cm). O tamanho da base de madeira é de 50cm x 50cm, por isso foi necessário cortar cada uma das lâminas com a utilização de esquadros para garantir o ângulo de 90º. Após isso, para cortar a curva de cada lâmina foi utilizado o modelo da plotagem que nos foi fornecido pelas professoras. Ficava a critério do aluno o modo de passar essa curva para o papelão. Utilizei grafite 6B e caneta esferográfica como se fosse um carimbo. Depois disso, inicia-se o processo de cortar e, posteriormente, de colagem. Colei somente as curvas positivas, pois, mais tarde, será necessário encaixar perfeitamente o atelier e o café e, portanto, foi sugerido que se esperasse para colar as demais. Além disso, a calçada também será adicionada a elas. 

 1. Detalhe do encontro de um determinado ângulo em 4 curvas
 2. Detalhe da curva 14, a mais fina.
 3. Curvas sem colar
4. Curvas coladas.

Fotos somente das positivas, visto que as demais ainda não se encontram coladas por sugestão das próprias professoras.